O que é o Agility
O Agility é o esporte canino mais praticado em todo o mundo e consiste na transposição de diversos obstáculos, por parte do cão, em uma ordem pré-definida e só conhecida pelo condutor minutos antes da prova. O cão deve fazer o que chamamos de percurso, na ordem correta e com o menor número de faltas.
Além de ser um ótimo exercício para o cão e também para você, o Agility é uma forma de melhorar sua relação com seu cão. Treinando-o você desenvolve não apenas novos comandos (pula, túnel, sobe, etc.), direcionados diretamente a transposição dos obstáculos, aplica comandos básicos (senta, deita, fica, etc), mas também desenvolve sua linguagem corporal.
Criado em 1978 na Inglaterra o Agility é praticado no mundo inteiro, no Brasil chegou na década de 90 e rapidamente conquistou muitos adeptos. Primeiramente profissionais (adestradores) foram buscar o esporte, porém hoje encontramos todo o tipo de profissionais dentro do Agility, que vêem nesse um hobby.
Quem pode praticar
Praticamente qualquer um pode praticar agility, cães e humanos, porém algumas raças tendem a ser menos recomendadas para o esporte de competição.
Extremamente recomendado para cães muito ativos, o Agility direciona a energia que se o cão possivelmente gastaria cavando buracos, roendo móveis e/ou sapatos, para o aprendizado dos obstáculos.
Não há idade mínima para começar a ensinar seu cão, menos ainda pra você levar seu cão para treinar. Hoje encontramos praticantes com mais de 70 anos treinando e competindo. Convém apenas levar seu cão para uma consulta com seu veterinário de confiança.
Os obstáculos
O obstáculo mais comum no agility é o salto (salto simples, salto duplo, salto em distância, muro e pneu), temos ainda dois tipos de túnel, rígido e flexível, o slalon e as Zonas de Contato (gangorra, passarela e Rampa A).
Zonas de contato são obstáculos que possuem áreas onde o cão deve obrigatoriamente tocar e são pintadas com uma cor diferenciada. Além de ser uma demonstração de controle e de treinamento, as Zonas de Contato foram criadas para a segurança dos próprios cães.
O método utilizado para o ensino de cada um dos obstáculos varia conforme o cão. Raças de caça, como Dachshunds (salsichas) tem facilidade de aprender e fazer o túnel por terem sido desenvolvidos para entrar em tocas, porém essa mesma raça precisa de atenção junto aos saltos devido a sua coluna ser mais comprida que as dos demais caninos.
Como e onde praticar
As técnicas de ensino usadas por nós são as mais modernas, e nossos instrutores estão em constante atualização, buscando sempre a melhor forma de ensinar e tornar o Agility uma brincadeira extremamente prazeirosa para ambas as partes.
O Agility é um esporte para você e seu cão, e nós estaremos ensinando vocês dois a praticar o esporte, seja visando somente recreação e atividade física, ou se pensa em competições.
Nossos professores estão em constante atualização com as mais modernas técnicas de treinamento, fazem parte da seleção brasileira de agility, além de possuírem diversos títulos dentro do esporte.